Arte sobre foto de ¥ nyssa ¥, propriedade exclusiva de Åmo e Senhor

março 07, 2011

Amor Paixão Feminina (pelo dia 08 de março)



Trechos do comentário de Heloisa Caldas sobre o livro escrito por Malvine Zalcberg, Amor Paixão Feminina (Editora Campus, 2008).

Eu recomendo ;)

"...para a psicanálise, as definições de homem e mulher são muito mais complexas do que a anatomia, tendo suas formulações teóricas variado, ao longo dos anos, deixando pontos em aberto.

...o amor é uma tentativa de construir, através da fala, uma solução aos impasses do ser. Dessa forma, o amor está submetido aos problemas do ser e ter, embora fadado a não resolvê-los por completo. No entanto, é pela via do amor, por meio das fórmulas inventadas por cada um que se pode tratar a vida, conviver com a alteridade, suportar a diferença. E tudo isso porque se é só. Assim, se o amor é esse véu que esconde o desamparo radical de todo humano e ajuda a fazer parceria, não é à toa que esse amor possa ser objeto de uma paixão. E se esse desamparo é a raiz do feminino, então a paixão pelo amor está enraizada no feminino dos sujeitos, sendo as mulheres as que mais se deixam arrebatar por ela. As mulheres são apaixonadas pelo amor.

...O feminino apela ao amor. E, nas mulheres, o feminino é esse querer... sempre mais... sem limites. Uma demanda por algo valioso, justamente devido a seu aspecto de imprevisibilidade, à alegria infantil do novo, à renovação que torna as coisas cheias de vida, ao que transborda os limites conhecidos e traz esperança de felicidade. Dessa forma, ainda que interessadas pelo gozo sexual, o feminino nas mulheres faz com que elas sejam mais amigas do amor que do sexo. Porque o sexo tem começo, meio e fim. Já o amor não tem medida. "

O comentário na íntegra:




3 comentários:

  1. Muuitoo bom o seu Blog.
    eeu amei

    http://hahaha-l-p.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi nyssa.. lindo.. gostei muito..

    Parabéns pra nós..

    Beijos em tu.. e saudações ao AS

    ResponderExcluir
  3. Que lindo.

    Parabéns a todas nós, não somente no dia 8, mais todos os dias.

    beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...